Seguidores

sábado, 29 de outubro de 2011

REUNIÃO DE NÚCLEO

Sem comentários:

Como mostra a imagem, estamos reunidos desde as 9:00h da manhã (mais coisa, menos coisa) a decidir o rumo, o destino e a linha de acção deste Núcleo.

Fica para mais tarde uma reportagem "alargada".

sábado, 22 de outubro de 2011

Jornadas FNA 2011 - Aveiro

Sem comentários:



O Núcleo Cidade de Vila Real, no painel de abertura


Decorreram hoje mesmo as Jornadas FNA 2011, em Aveiro, com o seguinte programa de trabalhos:




Como é evidente, fizemos questão de, apesar das normais dificuldades, estarmos presentes.
E estivemos, muito bem representados por dois elementos do nosso Núcleo, que participaram em todas as actividades propostas (no mesmo dia em que se desenrolou em Vila Real uma palestra orientada por outro membro do Núcleo destinada aos Exploradores da Expedição do Agrupamento 295 - Nª Sª da Conceição, numa participação solicitada pela respectiva chefia de Grupo).



Fátima Meireles e Mariana Monteiro (Núcleo Cidade de Vila Real) com Jacinto Mota (Núcleo de Ermesinde)


Está visto que teremos muito que partilhar na próxima reunião de Núcleo/jornada, no dia 29 de Outubro


Entretanto, NESTE LINK, podem descarregar (e ouvir na íntegra) a entrevista feita em directo pela Rádio Voz do Marão ao Presidente Nacional da FNA - Jorge Caria - e à Irmã Escuta do Núcleo Cidade de Vila Real - Fátima Meireles.


Vale a pena ouvir as palavras proferidas por ambos. Isso podemos certamente garantir!




Alerta para Servir,
F.R.
Link

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

XXI ENCONTRO REGIONAL

1 comentário:
Há 21 anos (no dia 2 de Junho de 1991) estivemos lá, então jovens Escuteiros do CNE, participando ativamente (organizando e participando) no primeiro Encontro Regional de todos os Escuteiros da região de Vila Real.


E foi com renovada e imensa alegria que lá voltámos no passado dia 16, em Vila Pouca de Aguiar (no maior evento regional de jovens), agora como membros ativos da Fraternidade de Nuno Álvares, para a primeira participação oficial de membros dos Núcleos da Região de Vila Real (estiveram presentes os Núcleos de Mateus e Cidade de Vila Real), alimentando e enriquecendo o termo "ESCUTEIRO" na região. Todos juntos, fazendo questão de "remar" para o mesmo ideal, dando continuidade ao sonho de BP.



Dizia o texto oficial do Encontro que “(…) O Encontro Regional é uma atividade anual, no qual se pretende que todos os Escuteiros da Região se reúnam num grande encontro, numa grande festa e que marca simbolicamente a abertura ou início de um novo ano escutista.


Acreditamos que (…) o Encontro Regional sairá mais enriquecido, os nossos escuteiros mais motivados, desde a planificação e treino dos jogos, às várias peças necessárias para a sua execução e participação. A habilidade manual, a destreza física, o espírito de patrulha, são os ingredientes necessários ao sucesso dos nossos jovens.
Concentrados num único espaço, os “JOGOS DE ABERTURA” reúnem à sua volta o que de melhor tem o movimento “A ALEGRIA CONTAGIANTE DO ESCUTEIRO”. (…) ”




Este foi o espírito com que os 20 elementos da Fraternidade de Nuno Álvares (7 do Núcleo de Mateus e 13 do Núcleo Cidade de Vila Real), à sombra das duas bandeiras de Núcleo, em equipas mistas ("prestando um excelente serviço" - segundo as palavras do Chefe Pires, Chefe Regional do CNE de Vila Real) e com uma forte dinâmica de ação conjunta, participaram em todas as atividades e em todos os momentos particulares do Encontro, entre outros, na Abertura (desfile e cerimónia); na procissão para a Eucaristia; na arbitragem e apoio na dinâmica dos Jogos de Abertura (que decorreram nos períodos da manhã e da tarde); na Eucaristia propriamente dita (ofertório, coro, leitura e coleta); na cobertura oficial de imagem do evento (fotografia e vídeo), mostrando a toda a região, e pela primeira vez, que a Fraternidade é uma certeza tão firme como aquela que temos sobre o terem sido cumpridos os objetivos propostos e terem ficado reforçadas todas as premissas do ideal comum que une as duas organizações de Escuteiros.


É precisamente por tudo isto que somos nós a dizer agora ao Chefe Pires e a todos os Escuteiros e Escuteiras, de uma forma clara e inequívoca: "podem contar connosco".

Estaremos certamente …

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!


E podia ser de outra forma?

.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Palestra de Bivaque #1

Sem comentários:


O primeiro tema a ser "lançado" é:


O QUE É ISTO DO ESCUTISMO ADULTO?


A primeira resposta/proposta de debate veio pela "pena" do Pelicano do Corgo, marcando-se, assim, a primeira participação neste espaço que pretende ser, como dissemos anteriormente, "(...) de opinião, divulgação e discussão (...) aberto a todos os grandes responsáveis por manter a chama escutista bem alta na cidade de Vila Real, que serão sistematicamente convidados por este Núcleo a dar o seu testemunho.(...)".

Diz-nos então o Escuteiro "(...) em 10 frases, aquilo que eu sinto sobre o SER e o MODO-DE-SER, do Escuteiro-adulto (...)".


Ser escuteiro-adulto:

- é orientar o escuteiro-adolescente no rasto de Baden-Powell!
- é gritar para o alto da serra ou para o fundo do poço, dizendo: estou aqui!
- é trazer o coração nos olhos, escrevendo com o olhar, poemas de fraternidade eterna!
- é ter coragem para dizer sim e bravura para dizer não!
- é dar, sorrindo e receber, contemplando!
- é olhar o céu e as estrelas e ter consciência da sua pequenez!
- é ser forte na acção e comedido na avaliação!
- é falar, sorrindo e ouvir, escutando!
- é consumir o corpo, sem desgastar a alma!
- é sentir o chamamento do Poder Divino na prontidão do seu Serviço.


Vila Real, 2011.10.18
Armando Peixoto - (Pelicano do Corgo)




Nota:. Aguardamos a participação de todos, com uma opinião/comentário/... sobre o assunto, no espaço de comentários, associado a este post.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sou FNA'tica e o Escutismo não me sai do corpo

3 comentários:


Reproduzimos, na íntegra, o texto escrito pela Irmã Escuteira Mariana Rodrigues, do Núcleo Cidade de Vila Real da Fraternidade de Nuno Álvares.



"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”
(Fernando Pessoa)

Enquanto Escuteira do CNE aprendi a ser Irmã do meu próximo e a apoia-lo nos seu maus momentos, mas também a estar lá para lhe reconhecer os seus momentos de glória. Aprendi a ver em cada Escuta um irmão, um amigo, um companheiro de caminhada. Em todas as actividades, quer com os meus colegas de equipa quer com os escutas de outras cidades, aprendi a divertir-me e aproveitar o facto de estarmos juntos para aprendermos e nos divertirmos.
Porque é assim mesmo, o Escutismo é uma escola. E o Escutismo não se resume a uma associação. O Escutismo são todos os irmãos e irmãs de todo o mundo que, independentemente da sua raça, sexo, ideologia ou credo, se unem com um único ideal: o ideal de B.P. O Escutismo não é usar um lenço ao pescoço, é saber usa-lo e honra-lo. Agora, como Escuteira da FNA cabem-me outras responsabilidades. Não, não sou "velha", "reformada", "antiga" e muito menos sigo uma "moda".

Juntei-me ao Escutismo Adulto para que, com a disponibilidade que tenho, poder continuar a viver o ideal que me foi transmitido ainda em criança, junto de todos os irmãos escutas e junto da comunidade. Aos irmãos do meu núcleo, ainda começamos a pouco tempo e podemos chegar tão longe. Convosco, sei que posso conquistar o Mundo. Obrigada e um bem haja!

Sou FNA'tica e o Escutismo não me sai do corpo.


Canhota,
Sempre Alerta Para Servir,
Mariana Rodrigues - Pinguim Dorminhoca


[F.R.]

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

“Roga dos Rios” - Também estivemos lá!

Sem comentários:


No dia oito, a Câmara Municipal levou a cabo a primeira “Roga dos Rios”, uma iniciativa que contou com a colaboração de mais de 30 membros da Rede de Voluntariado Ambiental do município, e na qual o nosso núcleo marcou também presença ativa.

Em breve outras “Rogas”, e outras ações ambientais, serão dinamizadas pela autarquia através do Plano de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, que engloba os Programas “Proteger é Conhecer” e “SeivaCorgo”.

Como todo o esforço é pouco para deixar o mundo um pouco melhor do que o conhecemos, levanta-te do sofá e junta-te ao grupo de homens e melhores que arregaçam as mangas em prol da preservação do património natural do concelho.

Além de assumir uma postura diária consciente em relação a natureza que nos envolve, podes fazer mais, ao te inscreveres na Rede de Voluntariado Ambiental do Município em http://www.cm-vilareal.pt/biodiversidade/index.php.



MM
Link

Panóias 2011 - Estivemos lá!

Sem comentários:


Decorreu no passado dia 8, a Actividade de Monitorização de Morcegos no Santuário de Panóias, promovida pelo Parque Natural do Alvão.

O Núcleo Cidade de Vila Real esteve representado por quatro elementos, que quiseram dizer "presente" a esta actividade.

Na secção de imagens estarão em breve várias fotos do evento!

Esta iniciativa inseriu-se no Ano Internacional do Morcego 2011/2012, no âmbito do qual têm sido realizadas vária acções de sensibilização à população em geral com o objectivo de desmistificar a imagem destes pequenos mamíferos voadores e, ao mesmo tempo, promover a sua preservação.Link
Também associado à iniciativa internacional, Portugal está a criar o seu primeiro Atlas dos Morcegos, um trabalho de inventariação de todo o território nacional que tem contado com o apoio imprescindível de uma bolsa de voluntários.

Para mais informações sobre as actividades do Ano Internacional dos Morcegos em Portugal visita o site http://www.wix.com/anodomorcego/icnb, onde podes também saber também como dar o teu contributo para a criação do atlas nacional!



FR e MM

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Sem comentários:
-



Caros Irmãos Escuteiros e Irmãs Escuteiras,

A primeira etapa deste nosso propósito, desta nova caminhada escutista, cumpriu-se no dia 18 de Junho de 2011, quando fundamos oficial e administrativamente o nosso Núcleo da Fraternidade de Nuno Álvares, movimento escutista e católico, a que chamamos Núcleo Cidade de Vila Real.

Fomos trinta e nove elementos fundadores, homens e mulheres que um dia foram escuteiros, mas que, apesar de os anos passarem, nunca esqueceram e nunca deixaram morrer aquele “bichinho” escutista.

Homens e Mulheres que, hoje num momento particularmente difícil da nossa sociedade, levantaram-se do sofá, deixando o conforto pessoal, propuseram-se mais uma vez cumprir um caminho de trabalho, partilha, amizade e serviço aos outros, seguindo o ideal de Baden- Powell: ser escuteiro. Mais uma vez fizeram do Escutismo um caminho a seguir, um modo de estar, um modo de agir perante o mundo.

A nossa proposta escutista não está baseada num programa educativo, mas sim, na nossa formação profissional e experiência de vida individual, promovendo o espírito da promessa e da lei escutista, assente nos princípios do escutismo católico. Iremos pô-la ao serviço da comunidade, especialmente na área social, na proteção da natureza e do ambiente e ainda no apoio ativo ao CNE.

A segunda parte desta caminhada cumpriu-se no passado dia 24 e 25 de Setembro, a nossa Festa de Investidura. Realizamos a nossa Velada de Armas e a nossa Promessa. Foi um momento que a todos encheu de orgulho, considerado um “exemplo a seguir”. Mas, o mais importante foi o nosso juramento individual perante Deus e a sociedade, a confirmação do nosso propósito, da nossa vontade livre enquanto Homens e Mulheres.

Fica-nos a alegria e a felicidade de sermos os fundadores deste Núcleo Cidade de Vila Real, de sermos a vanguarda deste novo caminho. Mas também, cabe-nos a responsabilidade e o desafio de construir os alicerces firmes e duradouros do nosso Núcleo, para que o futuro seja uma certeza e para que possamos lançar sementes pela nossa região.

Esta é a terceira parte da nossa caminhada: a afirmação do Escutismo Adulto na nossa cidade e na nossa região.

“…No fundo, sinto que alguém está esperando algo de nós.” Palavras de um escuteiro do nosso Núcleo.

“…Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes.” Palavras do nosso querido B.P.




BEM HAJAM PELO VOSSO ESPÍRITO!




Alerta Para Servir,
Paulo Teixeira, Presidente do Núcleo

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

XXI ENCONTRO REGIONAL DO CNE

3 comentários:
-
Vai realizar-se no dia 16 de Outubro de 2011, em Vila Pouca de Aguiar, o XXI Encontro Regional da Região de Vila Real.


Diz a Equipa Regional sobre o evento:

"(...) O Encontro Regional é uma actividade lançada há mais de duas décadas. Uma actividade anual, no qual se pretende que todos os Escuteiros da Região se reúnam num grande encontro, numa grande festa e que marca simbolicamente a abertura ou início de um novo ano escutista.

Este ano é lançado um novo desafio, uma nova semente, os “JOGOS DE ABERTURA”.

Acreditamos que com este novo modelo o Encontro Regional sairá mais enriquecido, os nossos escuteiros mais motivados, desde a planificação e treino dos jogos, às várias peças necessárias para a sua execução e participação.


A habilidade manual, a destreza física, o espírito de patrulha, são os ingredientes necessários ao sucesso dos nossos jovens. Concentrados num único espaço, os “JOGOS DE ABERTURA” reúnem à sua volta o que de melhor tem o movimento “A ALEGRIA CONTAGIANTE DO ESCUTEIRO”. Contamos com todos, queremos levar este espírito empreendedor e alegre aos nossos novos futuros irmãos escutas de Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, assim como a toda a comunidade. (...)".

Tenham em atenção ao Programa da Actividade:

Até às 9.00h – Recepção e check – in dos agrupamentos
9.30h - Preparação dos contingentes para os desfiles por secção
10.00h - Boas – Vindas
11.00h - Inicio dos JOGOS DE ABERTURA
13.00h - Almoço (DA RESPONSABILIDADE DE CADA PARTICIPANTE)
14.00h - Recomeço dos JOGOS
16.00h - Fim dos Jogos - preparação do desfile para a EUCARISTIA
16.45h - EUCARISTIA (presidida pelo senhor Bispo D. Amândio e pelo nosso Assistente Regional, Padre Ricardo)
18.00h - Encerramento, entrega de totens e prémios – canção do adeus
18.30h - Partida



O Núcleo Cidade de Vila Real da FNA, está formalmente convidado a participar activamente no evento.



E a nossa resposta só pode ser uma:


SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!

-

SOMOS MAIS 30: a notícia

Sem comentários:
-




Foi publicada no blogue da FNA a notícia das Cerimónias de Investidura deste Núcleo, com o título "F.N.A. - Núcleo Cidade de Vila Real (RVrl), na imprensa regional", como se pode verificar AQUI.

Desta notícia queremos destacar as palavras do Presidente do Núcleo (Paulo "Poisson" Teixeira), que representam o sentimento da totalidade dos membros-fundadores:

"Gostaríamos de registar o nome duas pessoas que de uma maneira intensa tudo fizeram para que este Núcleo da F.N.A. fosse uma realidade.

A primeira pessoa foi o Assistente Rev.º Padre João Curralejo que esteve (conforme eu digo) "SEMPRE CONOSCO" desde a primeira hora.

A segunda pessoa foi o Chefe Peixoto (ex. Chefe de Agrupamento do 295 e ex. Chefe Regional de Vila Real) que, assumindo o papel de Estrela do Norte, sempre nos indicou o caminho a seguir.

A eles um BEM-HAJA."


-
Nota:. a imagem apresntada é uma digitalização da notícia publicada no jornal semanário"A Voz de Trás-os-Montes", Ed. nº 3197, Ano LXIV, página 10, da autoria da jornalista Maria Meireles.
-

sábado, 1 de outubro de 2011

ROGAS DOS RIOS - RIO OLO

Sem comentários:
-



A primeira actividade a desenvolver no âmbito da Rede de Voluntariado Ambiental, do Plano de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, é no Rio Olo (Lamas de Olo) e está agendada para o dia 8 de Outubro, com início previsto para as 8 horas e 30 minutos na Praça do Município. Por razões de organização e de logística de transporte, solicitamos a todos os voluntários que confirmem a presença na actividade Rogas dos Rios através do envio de um email para biodiversidade@cm-vilareal.pt. (Nota:. informa-se que os dados pedidos (BI/CC e NIF) na ficha de inscrição da rede de voluntariado são para serem utilizados no seguro que cada participante terá na actividade).

Chama-se a atenção que para participar nestas actividades de voluntariado é necessário estar devidamente inscrito na RLV (Rede Local de Voluntariado) do Município de Vila Real, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição.


Resumo da Actividade:
Data: 08 de Outubro de 2011 Local: Praça do Município (8:30h - Concentração) e Rio Olo (Actividade) Promotor: Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real (Município e Parceiros)


-
LINKS IMPORTANTES:
#1. PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DE VILA REAL
#2. FICHA DE INSCRIÇÃO NA RLV

-

FNA-NCVR, Secção de Comunicação e Divulgação

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...