Seguidores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SIM ... SOU ESCUTEIRO.

Dia de B.P 
The Thinking Day
Renovação da Promessa


Nos passados dias 22 e 23 de Fevereiro de 2013, em Vila Real, decorreu a actividade denominada "Sim ... Sou Escuteiro" com os objectivos de celebrar o dia de B.P (Fundador do Escutismo); participar e celebrar o Dia do Pensamento Escutista e realizar as Cerimónias de Investidura de novos elementos do Núcleo Cidade de Vila Real, da Fraternidade de Nuno Álvares, ficando a organização da actividade a cargo do Núcleo Cidade de Vila Real, pela FNA; do Agrupamento 212 - S.Pedro e da Junta Regional de Vila Real, pelo CNE.


                                            


A primeira Acção desta actividade (que decorreu no dia 22 de Fevereiro), actividade de afirmação individual da condição de Escuteiro,  consistiu na mobilização dos Escuteiros, solicitando todos os interessados para, neste dia em especial mostrarem sem reservas o que somos usando, na escola, no trabalho, na rua, ..., um símbolo escutista. Salientamos aqui a grande adesão a esta acção, quer nos escuteiros da região (dos quais temos por feedback, por exemplo, os inúmeros testemunhos de Escuteiros que compareceram nos mais diversos cenários devidamente uniformizados ou ostentando símbolos escutistas), quer nos participantes no evento criado no facebook (quase 2000 participantes, de diversas Associações Escutistas espalhadas pelo mundo fora), que deixaram por testemunho fotografias, vídeos e comentários alusivos à actividade.

 








                   

Na Acção seguinte (ainda no dia 22) procedeu-se à cerimónia de Velada d'Armas dos Irmãos Escutas João Alvadia e Sandra Carvalho, os novos elementos do Núcleo (verdadeira preparação espiritual para o compromisso da Promessa bem como a oração e bênção de insígnias). Esta cerimónia integrou uma reflexão "Escutismo entre gerações", integrada no "The Thinking Day" - dedicado, este ano, ao tema da intergeracionalidade, tendo nós optado pelas temáticas da aproximação entre diferentes gerações escutistas, na partilha de experiências e valores e no despertar de memórias e vivência escutista no tempo presente. Nesta reflexão contámos com a sábia orientação do Padre Joaquim da Nazaré Domingos, Assistente Nacional da Fraternidade de Nuno Álvares.



 





Nesta cerimónia, coadjuvada pelo nosso Assistente, Padre João Curralejo, participaram ainda Escuteiros, familiares e amigos dos Agrupamentos 212 - S. Pedro; 295 - Nª Sª da Conceição e 482 - Sé, bem como um representante da Junta Regional de Vila Real, do CNE.

 

















O dia 23 de Fevereiro começou bem cedo (06:30h da manhã) - com todo o significado simbólico associado (ao dia, ao tempo e à ocasião), nomeadamente a compreensão que é Deus, Criador, quem renova a vida em cada amanhecer ou, como bem diz o Fundador: "a vida seria aborrecida se fosse toda de rosas; o sal tomado sozinho é amargo, mas saboreado com a comida dá-lhe bom paladar. As dificuldades são o sal da vida" - com a cerimónia de renovação da Promessa e confirmação definitiva da máxima "Uma vez escuteiro, escuteiro para sempre".



Nesta cerimónia, concelebrada pelos dois Assistentes, participaram, para além dos elementos do Núcleo, elementos dos Agrupamentos 212 - S. Pedro e 295 - Nª Sª da Conceição, bem como alguns familiares. Destacamos a presença dos pais dos Associados que realizaram a sua Promessa e a presença dos Chefes Barros e Peixoto que, apesar dos seus 70 anos de vida, demonstraram uma jovialidade e juventude que a todos contagiou e deve servir de exemplo.

 








Após a Promessa, seguiu-se um mais do que merecido pequeno-almoço, momento de partilha e confraternização, que ajudou a esquecer definitivamente qualquer "ausência de calor" (físico) que se fez sentir durante a cerimónia, que decorreu em espaço aberto, no exterior da Sede de Campo do Agrupamento 295, na localidade de Paredes, Vila Real.





Num acto de gratidão pela disponibilidade e satisfação demonstradas, o Núcleo ofereceu ao amigo e irmão Padre Nazaré o símbolo físico da nossa insígnia de Núcleo - uma bilha de barro de Bisalhães (olaria tradicional da região) com a insígnia comemorativa do biénio 2012-2014 e uma anilha de fabrico artesanal com a representação do símbolo do Núcleo.



Toda a actividade teve como culminar a Eucaristia das 18:00h, na Igreja Paroquial de Nª Sª da Conceição, onde se procedeu à consagração e benção de toda a actividade desenvolvida nos dois dias, com a participação dos Escuteiros do Núcleo Cidade de Vila Real, da FNA e dos Agrupamentos 212 - S. Pedro e 295 - Nª Sª da Conceição e do Chefe Regional de Vila Real, do CNE.



 Para esta actividade foi ainda feita a sugestão a todos os Agrupamentos do CNE da Região de Vila Real para que, nos seus Agrupamentos, participassem na acção "Entre Gerações", nas diferentes vertentes (actividades direccionadas para as diferentes Secções ou actividades  propostas pela Secretaria Internacional) sugeridas pelo CNE, nos locais apropriados.



Deixamos ainda um voto de amizade e agradecimento ao Agrupamento 295 de Nossa Senhora da Conceição pela disponibilidade demonstrada e pela cedência das suas instalações de Paredes.





Por fim e em nome de toda a organização, deixamos uma palavra de apreço e um sentimento profundo de gratidão a todos os envolvidos, lembrando-lhes que estamos Alerta Para Servir



BEM HAJAM

_
texto: Lobo do Norte
Fotos: NCVR

1 comentário:

Anónimo disse...

Os "velhos lobos" e os FNÁ’ticos assinalados,
Que da setentrional serra lusitana
Por investiduras nunca antes celebradas
Passaram algumas das tormentas
Com ausência de luz e de calor
Mais o vento a extenuar a força humana
E entre todos na escola alavancaram
Um convívio que tanto saborearam.

Foi na Escola de Paredes, a orar e a cantar
Conheci uns FNÁ’ticos de quem vos vou falar
Destemidos escuteiros, num frio de rachar
Ao S. Nuno e ao Criador prometeram renovar
Os fraternos presentes puderam comprovar
A Sandra e ao João vamos todos abraçar.

(Javali de Gontães)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...