Seguidores

quinta-feira, 21 de março de 2013

CRIAR RAÍZES II


Criar Raízes bateu recorde do ano passado no número de árvores plantadas

Cerca de 20 participantes, entre membros do Núcleo Cidade de Vila Real, escuteiros do Agrupamento 212 de São Pedro, representantes do Parque Natural Alvão e amigos e familiares conseguiram, no dia dois de Fevereiro, aumentar o número de árvores plantadas de 350 para 450 naquela que foi a segunda edição do “Criar Raízes”.




Nascido de uma parceira entre o Núcleo Cidade de Vila Real e o Parque Natural do Alvão, através do Instituto Nacional da Natureza e Floresta, o “Criar Raízes” abriu este ano as suas portas à vários núcleos da FNA, no entanto, foi mesmo com a prata da casa que se conseguiu, como muita entrega e esforço, levar a efeito mais uma ação de reflorestação do Alvão.

                     

                     


Mais uma vez as temperaturas negativas não travaram os esforços do grupo que, sempre na companhia da neve, cumpriu o objetivo inicial de ‘alimentar’ a zona protegida com um total de 450 bétulas, também conhecidas como as “noivas da floresta”, mas também contribuiu para a manutenção de várias zonas mais procuradas pelo visitantes, ao recolher lixo.

 

                     





O “Criar Raízes” nasceu localmente, numa iniciativa do Núcleo Cidade de Vila Real, mas teve sempre no horizonte a ambição de se tornar uma atividade de caráter nacional que permitisse a Fna’ticos de todo o país conhecer mais de perto o “Reino Maravilhoso” de Miguel Torga, a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.



Assim, nesta segunda edição e ainda numa fase muito experimental, foram abertas inscrições para alguns núcleos convidados, ficando desde já a certeza de que o objetivo é que, já a partir da sua terceira edição, o “Criar Raízes” abrace todos os núcleos, de Norte a Sul do País (embora com um número limite de inscrições).




Além das atividades relacionadas com a preservação ambiental, plantação de árvores, ações de limpeza ou outras indicadas pela própria direção do Parque de acordo com as necessidades da zona protegida, nas próximas edições serão mantidos também os objetivos de proporcionar momentos de convívio e de reconhecimento do próprio concelho de Vila Real, com a organização de passeios e visitas.


Este ano a vertente do convívio foi garantida com a realização de um churrasco de Vitela Maronesa, um jantar que representou o ‘descanso dos guerreiros’ e, acima de tudo, mais uma oportunidade de partilha para os elementos do núcleo.

                     

 





Fica o nosso agradecimento ao Agrupamento 708 de Mateus, que disponibilizou a sua sede não só para o jantar mas também para as dormidas dos participantes de fora de Vila Real, o que acabou por não ser necessário.
                     

                   



O “Criar Raízes” pretende crescer, tal como cada uma das árvores plantadas… Quanto a nós, organização, queremos que todos possam conhecer, usufruir e se apaixonar por uma serra que tem um lugar especial nos escuteiros de Vila Real. 





É tempo de criar laços, é tempo de 
“pensar globalmente e agir localmente”.

É tempo de CRIAR RAÍZES!


1 comentário:

Anónimo disse...

Ultimamente, fala-se muito na preservação e conservação da natureza. É verdade que tem havido progressos em relação a estas causas e tem havido algumas mudanças de atitude. As pessoas já não ficam indiferentes, só que… muitas delas são apenas espectadoras, faltando a actuação no terreno. A este propósito foi criado este projecto de florestação denominado “Criar Raízes” (é o segundo ano). Não estamos a falar da plantação de árvores na Amazónia, ou noutro quadrante do globo.
Estou a referir-me a meia dúzia de km aqui da Bila em pleno P N Alvão (junto à lagoa de Lamas de Olo). Nós sabemos que para ser voluntário em qualquer ramo de intervenção é preciso ser gente com “pancada”: (trabalhar sem receber? Pôr-se a pé cedo ao sábado de manhã? Isto faz confusão a muita gente).
Um actor português disse antes de falecer: “Se as pessoas começarem a parar por um momento para pensar…irão perceber o que de facto vale a pena na vida. Talvez a consigam aproveitar melhor. Não deixem nada por fazer, nem nada por dizer.”
Se tens também “pancada” como nós ou és um expert no Farmville, não precisas de subir um nível… basta subir ao Alvão. Se não for o dia inteiro, que seja uma manhã ou uma tarde. Se não plantares dez árvores planta cinco mas fá-lo com gosto.

(Javali de Gontães)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...