Seguidores

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

TRABALHO, PARTILHA E AMIZADE

1 comentário:

Conselho de Núcleo e Ceia de Reis marcaram o último fim-de-semana



A chuva, o frio e até mesmo a neve (ainda que ao de leve) marcaram uma forte presença em mais uma atividade do Núcleo Cidade de Vila Real da Fraternidade Nuno Álvares, que, no dia 12, na escola de Paredes (sede de campo) do Agrupamento 295 – Nossa Senhora da Conceição realizou mais um Conselho de Núcleo, seguido de uma Ceia de Reis.

 

 



Na primeira parte do encontro, que juntou perto de 20 elementos, foram debatidas diversas ordens de trabalho, entre as quais a reestruturação dos departamentos/equipas de trabalho proposta pela direção, o calendário nacional, as contas, os esforços desenvolvidos para encontrar uma sede social para o Núcleo e a aposta na expansão.

Foram focadas com especial atenção algumas das atividades que estão na calha, nomeadamente o “Criar Raízes”, as Promessas do Núcleo e a campanha de plantação de árvores em Idanha-a-Nova, tendo sido ainda lançado aos presentes o desafio de pensarem no que gostariam que fosse a “Grande Atividade de Afirmação do Núcleo”, que deverá ser programa para 2014 e que começará desde já ser planeada.

 


 


Depois das questões sérias, veio o convívio, com a preparação e confeção no local da Ceia de Reis. Este banquete onde não faltou o Bolo-rei, teve a singularidade de nos fazer recuar no tempo uma vez que todos os alimentos (1posta de bacalhau, 1 cebola, 2 batatas, etc.) foram trazidos pelos participantes que os colocaram para partilha de todos. Este convívio foi ainda engrandecido com a presença de alguns familiares e amigos que com a sua alegria e boa disposição contagiaram todos os presentes.

 

 

 

 

 







Fica ainda uma palavra amiga de apreço e sincera gratidão ao Agrupamento 295 de Nossa Senhora da Conceição pela cedência das suas instalações e pelo apoio dado, lembrando-lhes que podem contar connosco sempre que o entenderem, estamos Sempre Alerta Para Servir. 

Recordamos que em breve o núcleo terá sua próxima atividade, e será em grande, com a realização da segunda edição do “Criar Raízes”, um projeto desenvolvido em parceria com o Parque Natural do Alvão e que abrirá as suas portas a núcleos de vários pontos do país.

Canhota Amiga


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

CHAMA DA PAZ DE BELÉM.

3 comentários:

90 Anos de Escutismo na Região de Vila Real.

Fraternidade Nuno Álvares também acompanhou a Chama da Paz de Belém.




O Núcleo Cidade de Vila Real da FNA marcou presença na cerimónia de abertura e nos ‘últimos passos’ da viagem da Chama da Paz de Belém, que durante 48 horas percorreu todo o distrito de Vila Real com a particularidade de nunca ter usado qualquer meio de transporte com motor e por vezes com condições climáticas bastante adversas (num total de 22 agrupamentos) e marcou o arranque do programa comemorativo dos 90 anos de escutismo na região.

 




Foram mais de uma dezena de “FNA’ticos” que marcaram presença na passagem de testemunho da Chama entre os agrupamentos de São Pedro, Nossas Senhora da Conceição e Sé, bem como na cerimónia final de uma iniciativa que mobilizou mais de 1300 escuteiros.

“Esta atividade mostrou que estamos unidos quando é preciso”, explicou José Clemente Pires, Chefe responsável pela Junta Regional de Vila Real do Corpo Nacional de Escutas (CNE) que, na passagem de testemunho final de uma aventura que começou em Godim, no concelho do Peso da Régua e onde nasceu o primeiro agrupamento do distrito, e terminou na Sé, sublinhou a dedicação das crianças e jovens que participaram bem como dos chefes que organizaram e dos familiares que acompanharam.



Relativamente a FNA, de recordar que os membros do Núcleo Cidade de Vila Real também marcaram história no escutismo da região, sendo de sublinhar o longo e completo percurso de muitos no CNE e também o facto de alguns terem mesmo assumido funções de grande revelo ao longo de anos, como por exemplo de formadores regionais e chefes de agrupamento.

Convidado a participar ativamente nas várias atividades das comemorações dos 90 anos, organizadas pela Junta Regional de Vila Real e por todos os agrupamentos do distrito, o Núcleo Cidade de Vila Real exalta e congratula-se com o facto dos laços entre a FNA e o CNE na região estarem cada vez mais apertados em prol do desenvolvimento do escutismo.

 


O distrito foi uma das primeiras regiões do país a abraçar o escutismo, já que na altura, em 1923, Vila Real pertencia a Arquidiocese de Braga, onde nasceu o movimento. A Diocese de Vila Real nasceu em simultâneo, já com o espírito escutista no seu seio. 


 
 


Com 90 anos de existência, o escutismo manteve sempre a sua ‘chama’ bem viva na região, contanto atualmente com mais de duas mil crianças, jovens e adultos e com três Núcleos da Fraternidade Nuno Álvares (Valpaços, Mateus e Núcleo Cidade de Vila Real) que contam já com dezenas de associados.



 



Parabéns a todos os escuteiros que construíram estes 90 anos.

Canhota Amiga
Fátima Meireles





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...