Seguidores

quinta-feira, 29 de maio de 2014

FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE CHAVES DA FRATERNIDADE NUNO ÁLVARES

“De novo rapazes… um sonho concretizado”


A fraternidade nacional em geral e a região escutista transmontana estão mais ricas com a fundação do Núcleo de Chaves da Fraternidade Nuno Álvares
Numa atividade realizada em conjunto com o Agrupamento 198 do Corpo Nacional de Escutas, decorreram, nos dias 3 e 4 de Maio, na Igreja Matriz de Chaves, as cerimónias de velada de armas, promessas e renovação das mesmas por parte dos novos elementos (lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e fraternos).

















Comparando com a designação das cidades geminadas  (que partilham uma ligação especial na promoção do mútuo intercâmbio e amizade), foi bom de ver também, duas regiões ligadas especialmente (Minho e Trás-os-Montes), três cidades (Chaves, Guimarães e Vila Real) e duas associações (CNE e FNA) todos unidos num ideal comum: Escutismo Católico.



 













Foi um momento feliz e marcante para todos os presentes e intervenientes, sendo de sublinhar que as cerimónias representaram o culminar das comemorações do 50º aniversário do Agrupamento local. 
Pela FNA, destacar a presença do Presidente da Direção Nacional Jorge Caria e de alguns elementos do Quadro Nacional de Formadores, bem como escuteiros dos núcleos Cidade de Vila Real e Urgezes.
As cerimónias foram presididas pelo Rev. Padre Hélder Sá, pároco e Assistente das duas associações flavienses e pela chefia do Agrupamento 198.






 
 


A igreja matriz engalanou-se e o coro escutista animou e ritmou a cerimónia muito a preceito.

Para os fraternos da cidade termal, “foi um passo primeiro”, passo este deveras marcante e significativo, destacando a excelente cooperação/colaboração com o Agrupamento. A comunidade paroquial e local com este evento, ficou assim a conhecer a FNA e a compreender quais são os pressupostos do escutismo adulto.




 






  Terminadas as cerimónias na Igreja Matriz e depois de um pequeno percurso pela parte histórica (passagem pelo ex-líbris que é a ponte romana) chegamos ao jardim municipal onde foi servido um almoço partilha. Neste capitulo a Comissão permanente de Pais dos escuteiros está de parabéns pois teve um papel crucial na organização e realização do mesmo.
 Em termos finais, um agradecimento especial para a Chefia do CNE-198 nas pessoas do Chefe e Assistente de Agrupamento, respetivamente Francisco Carvalho e Rev. Padre Hélder Sá, que desde a primeira hora tiveram também eles visão e apadrinhamento para que a fundação do Núcleo da FNA na paróquia fosse um êxito. Bem-haja a ambos.
Para a Paula Campos (Presidente do Núcleo) e para todos os fraternos de Chaves que escutaram a voz do chamamento uma canhota das boas da rapaziada de Vila Real.


“Se todos tivermos o hábito de fazer as coisas com paixão e alegria, raramente encontraremos situações difíceis” (B.P.)



E a paixão… é o que nos deve mover.



1 comentário:

Anónimo disse...


FNA - Núcleo de Chaves
Maio 2014…
Ficará ligado para sempre nos vossos corações e na vossa memória coletiva.
Aniversário 50 do Agrupamento, renovação de promessa dos fraternos e um “batismo especial” com 75 anos de história no Sameiro.
Arranque simplesmente brutal.
Canhota das boas
(Javali de Gontães)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...