Seguidores

quinta-feira, 29 de maio de 2014

FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE CHAVES DA FRATERNIDADE NUNO ÁLVARES

1 comentário:
“De novo rapazes… um sonho concretizado”


A fraternidade nacional em geral e a região escutista transmontana estão mais ricas com a fundação do Núcleo de Chaves da Fraternidade Nuno Álvares
Numa atividade realizada em conjunto com o Agrupamento 198 do Corpo Nacional de Escutas, decorreram, nos dias 3 e 4 de Maio, na Igreja Matriz de Chaves, as cerimónias de velada de armas, promessas e renovação das mesmas por parte dos novos elementos (lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e fraternos).

















Comparando com a designação das cidades geminadas  (que partilham uma ligação especial na promoção do mútuo intercâmbio e amizade), foi bom de ver também, duas regiões ligadas especialmente (Minho e Trás-os-Montes), três cidades (Chaves, Guimarães e Vila Real) e duas associações (CNE e FNA) todos unidos num ideal comum: Escutismo Católico.



 













Foi um momento feliz e marcante para todos os presentes e intervenientes, sendo de sublinhar que as cerimónias representaram o culminar das comemorações do 50º aniversário do Agrupamento local. 
Pela FNA, destacar a presença do Presidente da Direção Nacional Jorge Caria e de alguns elementos do Quadro Nacional de Formadores, bem como escuteiros dos núcleos Cidade de Vila Real e Urgezes.
As cerimónias foram presididas pelo Rev. Padre Hélder Sá, pároco e Assistente das duas associações flavienses e pela chefia do Agrupamento 198.






 
 


A igreja matriz engalanou-se e o coro escutista animou e ritmou a cerimónia muito a preceito.

Para os fraternos da cidade termal, “foi um passo primeiro”, passo este deveras marcante e significativo, destacando a excelente cooperação/colaboração com o Agrupamento. A comunidade paroquial e local com este evento, ficou assim a conhecer a FNA e a compreender quais são os pressupostos do escutismo adulto.




 






  Terminadas as cerimónias na Igreja Matriz e depois de um pequeno percurso pela parte histórica (passagem pelo ex-líbris que é a ponte romana) chegamos ao jardim municipal onde foi servido um almoço partilha. Neste capitulo a Comissão permanente de Pais dos escuteiros está de parabéns pois teve um papel crucial na organização e realização do mesmo.
 Em termos finais, um agradecimento especial para a Chefia do CNE-198 nas pessoas do Chefe e Assistente de Agrupamento, respetivamente Francisco Carvalho e Rev. Padre Hélder Sá, que desde a primeira hora tiveram também eles visão e apadrinhamento para que a fundação do Núcleo da FNA na paróquia fosse um êxito. Bem-haja a ambos.
Para a Paula Campos (Presidente do Núcleo) e para todos os fraternos de Chaves que escutaram a voz do chamamento uma canhota das boas da rapaziada de Vila Real.


“Se todos tivermos o hábito de fazer as coisas com paixão e alegria, raramente encontraremos situações difíceis” (B.P.)



E a paixão… é o que nos deve mover.



quarta-feira, 28 de maio de 2014

CNE EM VILA REAL TEM NOVA JUNTA REGIONAL

Sem comentários:
Missão, Valores, Caminho.

03 de Maio de 2014, o Corpo Nacional de Escutas na região de Vila Real tem uma nova Junta Regional, liderada pela Chefe Alice Guedes e com o lema “Missão, Valores, Caminho”


Reforçar a presença do CNE no distrito, apostar na proximidade com as comunidades, avançar com o projeto do Albergue Escutista e dar continuidade ao trabalho desenvolvido no CRAE são alguns dos projetos avançados pela Chefe Alice Guedes, depois da sua tomada de posse enquanto chefe regional.

A tomada de posse decorreu na Capela Nova e foi presidida por D. Amândio Tomás, Bispo de Vila Real, testemunhada por vários chefes de Agrupamento, pelo Chefe Nacional do CNE Norberto Correia, por membros da igreja católica, representantes de juntas de freguesias, Câmara Municipal, entidades civis e como não podia deixar de ser, também pelo presidente do nosso Núcleo.












 










Contando atualmente com mais de duas dezenas de agrupamentos e cerca de 1400 jovens espalhados por todo o distrito, o escutismo tem conquistado espaço na sociedade vila-realense ao longo dos últimos anos.

A nova chefe regional adiantou o desejo de, nos próximos três anos, começar a trabalhar estratégias e lançar as sementes para que possa surgir no distrito mais agrupamentos, em especial no concelho de Sabrosa, o único onde o CNE não está representado atualmente.

Outro projeto que vai avançar, e que vem já do anterior executivo, prende-se com a criação do Albergue Escutista, que deverá ocupar o atual espaço da sede da Junta Regional e DMF. Para que tal seja possível, a Junta terá que encontrar, em parceria com outras instituições, um novo espaço para a sua sede, de preferência, como explicou a Chefe Alice, mais próximo do centro da cidade, o que trará maior facilidade de acesso aqueles que recorrem aos serviços e maior visibilidade.

A nova chefe regional deixou ainda a garantia de que será dado continuidade aos trabalhos de desenvolvimento do Campo Regional de Atividades Escutistas, em Mascoselo. O objetivo é transformar o campo num espaço com todas as condições para receber escuteiros dos vários agrupamentos do distrito, de outras regiões e até de outras associações juvenis.



 

















Aproveitamos ainda este momento para felicitar o Chefe Pires (Chefe Regional demissionário) e agradecer publicamente todo o imenso trabalho por ele concretizado em prol dos jovens da região de Vila Real e do Escutismo e desejar-lhe boa caça para os seus novos projectos.

No que ao Núcleo Cidade de Vila Real da Fraternidade Nuno Álvares (FNA) diz respeito, reiteramos a nossa vontade de continuar a trabalhar em conjunto com a nova equipa da Junta Regional de Vila Real do CNE, afinal, todos somos poucos para “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos”.






 
Resta-nos deixar aqui uma palavra amiga à Chefe Alice e a toda a equipa que a acompanha neste projecto e rejubilar com a certeza de que o Escutismo em Vila Real estás em boas mãos e que os trilhos de B.P iluminados por Jesus Cristo serão mais uma vez o Caminho a Seguir.



Boa Caça


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...